Procure manter-se tranquilo;
Caso haja vítima, chame imediatamente o socorro;
Anote para onde o socorro encaminhará a vítima;
Encontre o melhor local para sinalizar e faça isso logo (assim você evita novos acidentes);
Procure estar sempre próximo ao veículo acidentado. Se não puder, tente manter alguém de sua confiança próximo ao veículo;
Anote ou peça a alguém para anotar o dia, a hora e o local (rua, número, ponto de referência) onde ocorreu o acidente. É muito importante anotar nome do(s) motorista(s) e dos demais envolvidos. Também é importante anotar como aconteceu a colisão; Se possível tire fotos.
Faça o B.O. (Boletim de Ocorrência) com a autoridade policial local. Para isso, é necessário ter informações dos terceiros envolvidos (nome do motorista, telefone, placa, marca e modelo do veículo, CPF);
Para o B.O. ou em outros casos, verifique os nomes das testemunhas a seu favor, assim como o endereço e o telefone;
Pode ser que o Terceiro assuma a culpa do acidente. Nesse caso, peça o nome da Seguradora, nome do responsável pelo seguro e o telefone para contato. Atenção: quando a seguradora do terceiro é acionada em virtude da responsabilidade de um de seus segurados, você deverá agir conforme exigências daquela Seguradora. A reparação do seu veículo, assim como a autorização dos serviços ficarão a cargo dessa Seguradora;
A todo o momento, evite discutir, brigar, criticar ou provocar. Tenha sempre em mente que você tem seguro;
Pode ser que o Terceiro seja o culpado mas não queira assumir a culpa. Nesse caso, mantenha a calma. Aja conforme as orientações acima e, caso necessite, ligue para a Central da seguradora solicitando auxílio ou a retirada do seu veículo do local do acidente;
Importante: eventualmente poderá ocorrer a tentativa de um terceiro querer pagar a sua franquia (nesse caso você assumiria a culpa). Nunca aceite por se tratar de falsa declaração. Se comprovada, poderá trazer consequências sérias para ambos;
O veículo poderá ser levado para uma Oficinas Referenciadas da Seguradora ou uma outra de sua livre escolha que tenha acordo com a seguradora contratada.
Importante: NUNCA faça o reparo ou o conserto do veículo sem a autorização prévia da seguradora. Ao fazê-lo, você poderá perder o direito de receber o seguro.
Faça o boletim de ocorrência o mais rápido possível (agentes de trânsito, polícia rodoviária estadual ou federal);
Anote os dados básicos dos outros envolvidos (nome, telefone e placa do carro). Se possível, anote nome e endereço de alguma testemunha que esteja no local e descreva no B.O.;
Dica: Caso não tenha ocorrido lesão corporal em nenhuma das pessoas envolvidas, é possível fazer o boletim de ocorrência pela internet neste link.
Assistência 24hs: Caso seu veículo não tenha condições de rodar ligue para o 0800 de sua seguradora e solicite um serviço de guincho.
Procure um mecânico de sua confiança e peça um orçamento de conserto do veículo;
Dica: Sua seguradora pode dar descontos ou outros benefícios (como carro reserva) caso você conserte o veículo em alguma oficina credenciada por ela, converse com o corretor primeiro;
Entre em contato com a corretora e realize o aviso de sinistro. Você pode acessar realizar no formulário ao lado;
Não faça acordos sem nos comunicar;
Obtenha sempre que possível o nome, endereço e telefone de testemunhas do acidente;
Boletim de Ocorrência Original ou Cópia Autenticada;
Lembramos que qualquer indenização somente será paga mediante a apresentação dos documentos requeridos;
Caso os documentos sejam insuficientes para liquidação do sinistro, solicitaremos outros documentos.
Não deixe para depois: anote imediatamente o local, a hora e a data;
Ligue para a polícia militar ou civil e denuncie o ROUBO ou o FURTO. Lembre-se: o telefone da Polícia Militar em todo o Brasil é 190;
Imediatamente procure a delegacia mais próxima e registre a ocorrência fazendo um B.O. (Boletim de Ocorrência). O B.O. deve registrar, também, os documentos pessoais e do veículo (caso tenham sido roubados). Isso é muito importante para a sua segurança;
Prepare cópia dos seguintes documentos para apresentá-los à Seguradora, caso seja solicitado: Documento Único de Trânsito (DUT), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista, Carteira de Identidade (RG) e do CPF do Segurado, Boletim de Ocorrência (B.O.) para uma análise inicial;
Caso o veículo tenha sido encontrado, tenha o original e a cópia do Termo de Entrega do Veículo.
- 3337 - 6786 Grande SP e Grande RJ;
- 4004 - 76786 Capitais e Grandes Centros;
- 0800 727 0800 Demais localidades.
- +55 (11) 3366 3189 Mercosul.
- 4004 - 3700 Capitais e Grandes Centros;
- 0800 703 0203 Demais Regiões;
- +55 (11) 3366 2986 Atendimento Mercosul.
- 3003 - 5390 Regiões Metropolitanas;
- 0800 4344 340 Demais Regiões;
- +55 (11) 4133 6636 Assistência Mercosul.
- 3003 - 1010 Capitais e Regiões Metropolitanas;
- 0800 720 1010 Demais Localidades;
- +55 (11) 2504 0456 Mercosul.
- 4004 - 4100 Capitais e Regiões Metropolitanas;
- 0800 727 4100 Demais Localidades;
- +55 (21) 3972 5100 Mercosul.
- 0800 701 4120 Todas regiões Nacionais.
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