Contratar um seguro viagem com antecedência é um dos cuidados essenciais para quem deseja uma viagem tranquila e sem apuros
Planejar uma viagem é sinônimo de diversão e descontração, mas imprevistos podem acontecer em qualquer lugar, não é mesmo? Por isso, ter a garantia de um seguro viagem é uma boa pedida para quem deseja evitar problemas e apuros durante o tempo em que estiver longe de casa.
Abaixo segue um guia com tudo o que você precisa saber para contratar um seguro viagem e aproveitar as suas férias da melhor maneira. Confira!
Como funciona um seguro viagem?
Basicamente, esse tipo de recurso funciona como uma assistência temporária em diferentes situações, como seguro de vida e assistência em caso de invalidez acidental, além de outros atendimentos como tratamentos médicos, serviços odontológicos emergenciais, auxílio em caso de extravio de bagagens e até mesmo passagens aéreas extras, caso o viajante precise voltar para casa antes da data prevista. Tudo isso de acordo com o plano contratado pelo assinante, que irá determinar a vigência do serviço. Quanto ao preço, ele varia de acordo com o tipo de plano adquirido e, também, com os dias de sua viagem.
Seguro viagem é obrigatório?
Em alguns destinos internacionais, existe a obrigatoriedade da cobertura. Países da Europa, como Alemanha, Islândia, Bélgica, Áustria, Dinamarca, Malta, Noruega, Espanha e Suécia, por exemplo, seguem o Acordo de Schengen, um regulamento oficial que exige o seguro viagem.
Por isso, no momento em que estiver planejando viagens ao exterior e procurando pelas passagens internacionais, é fundamental que o viajante se certifique sobre a exigência desse tipo de assistência.
Destinos como Austrália e Estados Unidos não obrigam a contratação. No entanto, em terras australianas, o seguro viagem é um requisito para os intercambistas.
Como contratar um seguro viagem
A primeira dica para quem está interessado em um seguro viagem é fechar contrato com antecedência e, preferencialmente, assim que adquirir o bilhete aéreo, ou, então, até três dias antes da viagem. Assim, você já ficará protegido e sem preocupações.
Contrate com uma vigência que cubra todo o período em que você estiver fora. Porém, levando em conta a possibilidade de atrasos ou de outros imprevistos, o ideal é que esse serviço fique ativo por no mínimo dois dias a mais após a data marcada para o seu retorno.
Seguro oferecido pelo cartão de crédito vale a pena?
Muita gente utiliza o recurso de seguro viagem oferecido por cartões de crédito. No entanto, é importante analisar as condições dos serviços prestados e entender as diferenças. Isso porque, diferentemente de uma empresa especializada em assistência de viagem, como a nossa corretora, o serviço do cartão de crédito somente é garantido para a realização da compra das passagens aéreas com o próprio cartão e, geralmente, somente o titular da conta é protegido em casos de necessidade.
Além disso, grande parte dos serviços é pago pelo próprio contratante. Para a utilização de um serviço médico, por exemplo, o viajante arcará com os custos e só depois deverá solicitar o reembolso, seguindo os critérios estabelecidos pela empresa contratada. Uma empresa de assistência de viagem, no entanto, assume todas as despesas e direciona o viajante para uma rede de prestadora de serviço credenciada.
Onde contratar um seguro viagem
É possível contratar esse serviço no nosso site, clicando neste link de maneira simples e prática. Para isso, existem duas possibilidades: via telefone, com nossa equipe de atendimento no número (51) 3473-6542 ou através do nosso WhatsApp: (51) 99733 - 5024 (Horário comercial).